Peças Agrícolas para Atacado, Distribuidora, Varejo, Revenda
Olá, Visitante !
Conecte-se ou
Cadastre-se
Meu Carrinho - Quantidade: 0

Sua plantadeira está regulada? Veja dicas para garantir uma

  • Sua plantadeira está regulada? Veja dicas para garantir uma

O plantio de soja é considerado um dos processos mais importantes da safra, influindo diretamente na produtividade e nos lucros. Por isso, a manutenção e reparos com os maquinários são fundamentais. Atualmente encontram-se disponíveis no mercado diversas plantadeiras e tanto as novas quanto as usadas precisam de cuidados antes de entrar em campo.

Para ajudar o agricultor, trazemos trechos de dicas de especialistas em maquinários agrícolas para mostrar ao agricultor os cuidados necessários com as plantadeiras antes e depois da semeadura. A revisão da plantadeira é indicada para verificar se existem peças desgastadas ou danificadas.

Discos de corte: precisam estar sempre bem afiados e sem amassados para garantir que a palha seja cortada corretamente e as sementes aplicadas no lugar correto.

Para o Giancarlo Coscelli Rocco, especialista em marketing de produto da Case IH, uma observação importante é verificar se os discos estão girando facilmente, sem travamentos. “Esta é a primeira peça a entrar em contato com o solo e iniciar o processo de plantio. É fundamental que ela esteja bem regulada e afiada”, contou ele. 

Limpeza e calibragem do dosador de adubo: um dos cuidados iniciais é não deixar adubo no reservatório de uma safra para outra. E claro, lavar bem os reservatórios e dosadores antes de guardar a plantadeira.

O especialista de marketing de produtos da John Deere, Alex Johann, explica que o adubo que fica no reservatório acaba absorvendo a umidade do ar, empedrando e entupindo os dosadores. “Um problema destes pode tirar a plantadeira do campo por um dia pelo menos”, garante Johann. “O ideal é prevenir para evitar problemas maiores.”

Assim que a máquina for a campo verificar se todos os dosadores estão aplicando a mesma quantidade do insumo, que garantirá uniformidade nas plantas ao final.

Esta regulagem é uma das fases importantes do processo, explica Roner Ludwing, coordenador de marketing de produto implementos da AGCO América do Sul. “Muito produtores colocam certa quantidade de adubo e ao final percebem que nem tudo foi usado. Isso pode significar que alguns dosadores não estão aplicando a quantidade certa e tão logo o resultado será bom”, diz Ludwing.

Calibração da dose de sementes: além da limpeza dos discos, a recomendação é para que ao colocar as sementes o produtor coloque grafite ou talco junto para lubrificar estes insumos.

O tratamento de sementes faz com que elas fiquem com uma camada fina de pó, que por sua vez absorve a umidade do ar, gerando uma camada pegajosa sobre a semente. Segundo o especialista da Case IH, o grafite evita isso e facilita que as dosagens sejam corretas. “Além disso, assim como o adubo, é importante medir a quantidade de sementes colocadas em cada uma das linhas de plantio”, conta ele. “As sementes são caras e evitar desperdício é questão de gestão.”

Pontos de graxa: conhecidas como graxeiras, elas precisam receber lubrificação conforme indicação do manual do maquinário.

Cada plantadeira possui uma quantidade específica de pontos de graxa e uma periodicidade específica para ser seguida. “Seguir o recomendado pode ser a diferença entre um bom e eficiente plantio e um desgaste antecipado de peças”, relembra Johann da John Deere.

Calibragem de pneus: este foi um dos pontos mais comentado por todos os especialistas. Quase sempre esquecida esta importante calibragem pode simplesmente inutilizar todos os acertos anteriores e gerar um caos no campo.

Todos os acionamentos das plantadeiras mecânicas são regulados a partir do pneu bem calibrado. Se eles estiverem murchos, a dosagem de adubo e sementes é alterada. “Um pneu descalibrado gera diferença no tamanho da circunferência, alterando diretamente a regulagem”, explica Rocco da Case IH. “Sem falar na possibilidade de compactação do solo.”

Retirada da pressão das linhas de corte e de sementes: todas as máquinas possuem molas que geram pressão no corte e na linha de sementes, garantindo maior eficiência e precisão destes mecanismos. Quando se termina o plantio o correto é retirar a pressão das molas, para evitar um desgaste desnecessário no sistema.

Segundo o especialista da AGCO, muitos produtores acham isto desnecessário, entretanto é possível economizar o desgaste destas molas, retirando a pressão. “Economizar tempo e gastar com a troca antecipada de partes do equipamento. O produtor faz a sua escolha”, diz Ludwing. “Se ele aproveitar o final da safra e a limpeza do maquinário para afrouxar esta pressão ele ganhará muito.”

Limpeza das correntes: todas as plantadeiras usam muitas correntes nas engrenagens, roletes etc. E também precisam de um cuidado especial. A falta de cuidados acaba desgastando rapidamente estes mecanismos. O ideal é a retirada de todas as correntes, lavagem, e armazenamento em óleo diesel até o próximo uso.

A dica de Ludwing é retirar todas as correntes da máquina, tomar cuidados para não trocar o lugar de cada uma quando recolocar, lavá-las e resguardá-las em óleo diesel para não ressecar, criar ferrugem e garantir a manutenção. “Isso evita o travamento ou até mesmo o arrebentamento dessa corrente na hora de usar”, garante ele. “Os danos podem ser graves, como um eixo danificado, por exemplo.”

Segundo o especialista da Case IH, preparar bem a plantadeira antes de colocar no campo e seguir as recomendações de lubrificação das fabricantes irá trazer um resultado perfeito no campo e dificilmente o produtor terá problemas durante a safra. “Fazendo um bom plantio o agricultor garante sempre um ótimo potencial produtivo. A partir daí é cuidar do que já foi feito e administrar”, finaliza Rocco.

Fonte: https://www.sipagro.com.br/sua-plantadeira-esta-regulada-veja-dicas-para-garantir-uma-boa-semeadura 


Nossas Redes

Informações

Sobre Nós

Segurança

Segurança

Pagamento

© 2021 Peças Agrícolas para Atacado, Distribuidora, Varejo, Revenda

*No cartão de crédito via PagSeguro com parcela mínima de R$15,00.
Ofertas válidas até o término de nossos estoques. Vendas sujeitas a análise e confirmação de dados.
Preços e condições de pagamento exclusivos para compras via internet. Imagens ilustrativas.
Vendas para CNPJ sujeitos a cobrança de ICMS

Razão Social: JLL Comércio Peças Agrícolas Ltda   CNPJ: 34.905.304/0001-10

Av. Saturnino de Brito 1420 Sala 01   Bairro: Conceição   CEP: 98040336   Cruz Alta, RS

E-mail: lojavirtual@centeragro.com.br   Telefone: (55) 33225231

Loja virtual produzida pela Netface
Esta loja pode utilizar cookies para segurança e para lhe assegurar uma experiência otimizada. Você concorda com a utilização de cookies ao navegar neste ambiente? Conheça a nossa Política de Privacidade.
Atendimento via WhatsApp